29.03.2017
Acessibilidade na Feira do Livro é pauta em encontro

Durante esta semana, o Comitê de Voluntários pela Acessibilidade da Feira do Livro de Porto Alegre esteve reunido com o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena Lopes, para apresentar um balanço dos resultados alcançados durante a Feira do Livro de 2016 e estabelecer novas metas. Estiveram presentes Marcia Gonçalves, da Desenvolver RS - Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência; Liza Cenci, representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, e Sônia Zanchetta, representante da equipe executiva da Feira do Livro.

Desde a Feira do Livro de 2013, empresas, entidades e profissionais compartilham a Estação da Acessibilidade, espaço que disponibiliza empréstimo de cadeiras de rodas, venda de livros acessíveis, intérprete de Libras, visitas guiadas para surdocegos e cegos, entre outros serviços.

— Além disso, a Estação também presta informação a toda a comunidade sobre a acessbilidade na Feira, lembra Sônia Zanchetta, citando ainda que uma das funções do Comitê é orientar a comissão organizadora do evento com relação à diminuição de barreiras físicas e de comunicação tendo em vista a acessbilidade universal.

O encontro também pautou a organização da Feira quanto a melhorias para os próximos anos:

Discutimos sobre novas demandas, como, por exemplo, para que as bancas tenham acessbilidade total aos cadeirantes, um intérprete de Libras próximo ao Balcão de Informações da Feira para facilitar a acessibilidade de comunicação e alteração do local da Estação da Acessbilidade para que tenham mais visibilidade e valorizar a pessoa com deficiência. Queremos também conscientizar editores para que levem à Feira mais recursos para pessoas com deficiência, como literatura em braille e maior variedade de audiobooks, explica Liza Cenci.

A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 1º a 19 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre/RS.

Marcia Gonçalves, Marco Cena Lopes, Liza Cenci e Sônia Zanchetta
Vitor Diel