17.03.2010
Tessituras atrai grande público em seu primeiro encontro

Como parte da programação prévia da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, o curso Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura iniciou na tarde de segunda-feira, 15, com grande público, composto por mediadores de leitura de 21 municípios gaúchos.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, que destacou a importância da parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realização do evento, assim como a necessidade de mais ações para o aumento do número de leitores no Estado.

A coordenadora da área infantil e juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta, fez um breve relato dos programas de leitura que a CRL desenvolve com diferentes parceiros.

O escritor e ilustrador Celso Sisto afirmou que a leitura é um ato político e que programas de leitura devem estar comprometidos com a formação, capacitação e inserção de sujeitos críticos na sociedade.

Noia Kern, que presta assessoria a programas de leitura no município de Picada Café, apontou algumas iniciativas, como o envolvimento da comunidade, a formação continuada de mediadores e a criação de espaços de leitura.  A seguir, sete coordenadores de programas de leitura no Estado apresentaram seus relatos aos presentes.

O próximo encontro está marcado para dia 29 de março, com o tema Como elaborar um projeto de leitura: a escolha do acervo (gêneros da Literatura Infantil e Juvenil) e será ministrado pela professora e mestre em Educação Elisabeth Baldi.

O curso tem carga total de 40 horas, com direito a certificado da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS para os participantes que obtiverem 80% de presença. Serão mais nove encontros até 19 de julho, destinados a educadores, bibliotecários e outros mediadores de leitura que estejam vinculados a programas de leitura ou à rede pública de ensino.

Confira as fotos do primeiro encontro em nossa Galeria: http://camaradolivro.com.br/fotos.php

Público presente no curso Tessituras - 1º encontro - 15/03/2010

De 1º a 19 de novembro de 2017