top of page
Buscar

Primeira mulher assume a Câmara Rio-Grandense do Livro em 70 anos


Eleita no final do ano passado e com mandato iniciado neste mês, Roseni Siqueira Kohlmann será a presidente durante o biênio 2026-2027 


Pela primeira vez em mais de sete décadas de história, a Câmara Rio-Grandense do Livro tem uma mulher no comando. Na noite da última terça-feira (27), Roseni Siqueira Kohlmann tomou posse ao lado da nova diretoria em cerimônia realizada no Clube do Comércio, na região central de Porto Alegre. Roseni foi eleita em dezembro do ano passado e iniciou o mandato no dia 1 de janeiro deste ano. Profissional com trajetória consolidada no setor editorial, ela é reconhecida pela atuação em defesa do livro, da leitura e da formação de leitores no Rio Grande do Sul.

“Nós, mulheres, sempre estivemos aqui na Câmara. São autoras, editoras, produtoras e livreiras que fazem a diferença e estimulam diariamente a produção literária e o hábito da leitura. Realizamos a Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira a céu aberto da América Latina, que acontece com muito trabalho e força feminina”, declarou.

Além disso, a presidente destacou que um dos seus objetivos é realizar ações de estímulo à leitura, especialmente entre crianças e adolescentes. A formação de novos leitores será um dos pilares da gestão, assim como o acesso ao livro. Somada à Feira do Livro, em novembro, a Câmara prevê outras ações: o Abril Livro, na esteira do Dia Mundial do Livro, e as Feiras da Restinga e da Zona Norte.

Ainda de acordo com Roseni, o mandato deve honrar o que foi construído pela diretoria do ex-presidente e agora tesoureiro Maximiliano Ledur, fortalecendo o poder transformador e libertador da leitura. “Ler é mais do que hábito: é conhecimento, lazer, conforto e liberdade. Por isso, estimular o gosto por esse hábito entre pessoas de todas as idades será o meu mantra. O incentivo precisa vir de nós, da Câmara, da sociedade civil e dos poderes público e privado”, completou Roseni. 

Formada em Administração, com pós-graduação em Gestão Comercial e Marketing Avançado e MBA em Book Publishing, Roseni é gerente editorial da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Há dez anos, integra a diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro, e já ocupou funções como representante dos distribuidores, secretária e, mais recentemente, tesoureira.


Construção de legado

Presidente nas últimas duas gestões, o agora tesoureiro Maximiliano Ledur deixa a função após quatro anos à frente da instituição. Para ele, a gestão foi marcada pela missão de dar sequência aos avanços conquistados na entidade. “Fizemos uma modernização administrativa e digital que consolidou nosso compromisso com transparência e sustentabilidade financeira”, contou.

Ele também destaca que honrou o propósito de fortalecer a Feira e ampliar sua relevância nacional. “O caminho foi desafiador. Enfrentamos uma enchente sem precedentes em 2024, mas a Câmara e seus parceiros se uniram pelo Rio Grande do Sul e conseguimos realizar a 70ª edição da Feira, um marco histórico para a nossa instituição”, disse.

Ledur declarou que o cargo foi transmitido a uma gestora que se prepara para assumir o posto há quase uma década. “A Roseni, com quem tive o prazer de conviver nestes anos, fez um brilhante trabalho em diferentes áreas da Câmara. Hoje tenho a certeza de que, em meu lugar, terei uma presidente pronta para assumir e liderar o nosso legado. Mais do que minha sucessora, minha querida amiga”, finalizou.  


DIRETORIA ELEITA — BIÊNIO 2026-2027

  • Presidente: Roseni Siqueira Kohlmann

  • Vice-presidente: João Claudio Cervo

  • Tesoureiro: Maximiliano Bordon Ledur

  • Secretária: Jussara Nunes Martins

  • Representante dos Editores: Maitê Cena Alves Lopes

  • Representante dos Distribuidores: Ramir Manoel Severiano

  • Representante dos Livreiros: Fátima Cerbaro

  • Representante dos Creditistas: Gerson Antonio Rumayor Niffa


Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

Fundada em 1963, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) representa editores, livreiros, distribuidores e outros profissionais ligados ao setor editorial do Rio Grande do Sul. A CRL tem a missão de fomentar e estimular a literatura, apoiar a formação de novos leitores, fortalecer a economia livreira no estado e contribuir com o desenvolvimento cultural da região. A instituição é responsável pela organização da Feira do Livro de Porto Alegre, um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina. A instituição também realiza ações anuais no mês de Abril, com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Livro, além das Feiras do Livro da Restinga/Zona Sul e do Jardim Leopoldina/Zona Norte.



 
 
 

Comentários


bottom of page